terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estais substituirão pilares de pontes existentes na Marginal do Tietê, em São Paulo

Apoios centrais das estruturas serão retirados para a construção de novas vias

Os tabuleiros das pontes Freguesia do Ó, Limão e Casa Verde, na Marginal Tietê, em São Paulo, passarão a ser sustentados por estais. Os pilares centrais das pontes serão retirados para dar lugar à construção de novas vias. "É preciso fazer a remoção dos pilares para a implantação não só da pista central mas também para o prolongamento da ponte, necessário para a recolocação da pista local" explica Paulo Vieira de Souza, diretor de engenharia do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), empresa responsável pelo projeto técnico da ponte.
Para a adaptação, as novas colunas de concreto - de onde partirão os estais que sustentarão os tabuleiros - serão construídas sobre as passarelas das pontes. Somente após a construção de toda a estrutura da ponte estaiada é que os pilares centrais serão retirados.
O Dersa optou pelo sistema com estais não só pela necessidade técnica, como também pela possibilidade de aproveitar as estruturas sem ter que demolir ou reconstruir as passarelas. As obras, que devem começar em outubro, serão realizadas durante o período noturno.
As intervenções serão realizadas somente nas pistas local e expressa no sentido Castelo Branco. De acordo com Souza, o traçado da nova pista na margem oposta, no sentido da rodovia Ayrton Senna, não colide com os pilares centrais, sendo desnecessária a adaptação naquele lado da Marginal. A única intervenção que ocorrerá neste sentido será o aprofundamento do solo e um reforço nas vigas de sustentação, o que já vai permitir a construção da nova pista.
Com as intervenções, a altura entre a pista e as pontes deve aumentar pouco mais de um metro. "A altura será de 5,5 metros, eliminando um problema antigo na via, que são os caminhões entalados nas pontes com cargas que ultrapassam os atuais 4,4 metros de altura", afirma o diretor de engenharia do Dersa.
O custo das adequações, que serão executadas pelo Consórcio EIT/Egisa, está estimado entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões para cada ponte estaiada. As obras nas pontes devem terminar em março de 2010.

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